A Trombose Venosa Profunda é uma doença grave causada pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. Esta doença é perigosa, pois coloca em risco a vida do paciente. Uma das principais consequências é a embolia de pulmão, que pode complicar uma internação ou até levar à morte. Pode ter várias causas, e uma delas é a presença de Varizes de Membros.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para a trombose venosa profunda, além das varizes, são: idade maior que 40 anos, obesidade, pessoas que já tiveram trombose, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, câncer, gestação e período pós-parto, entre outros. Pessoas com predisposição trombótica, isto é, indivíduos com tipo A, B e AB do sistema sanguíneo ABO têm de duas a quatro vezes maior possibilidade de desenvolver trombose do que os de tipo O.

Tratamento

Para realizar o diagnóstico da trombose o especialista realiza um exame semelhante ao ultrassom, que identifica com precisão o tamanho do coágulo e sua localização. Com o resultado dos exames o médico poderá indicar o tratamento adequado. Dependendo da gravidade do paciente é indicada a cirurgia para desobstruir o vaso sanguíneo. E, acompanhamento com medicação, com o intuito de prevenir a formação de novos trombos.

Após realizar o tratamento é indicado ao paciente a prevenção contínua da trombose venosa profunda, que pode ser feita através da prática de caminhadas regulares. Os movimentos com os pés para as pessoas que precisam estar sentadas por muito tempo, e para os fumantes, a ordem é abandonar o cigarro.