Flebite é uma reação inflamatória que ocorre na parede de uma veia. Esta inflamação, que pode ser desencadeada por vários motivos, geralmente é encontrada nas veias dos membros inferiores, especificamente nas veias superficiais das pernas. Se não é realizado o tratamento correto, em longo prazo, a flebite pode tornar-se uma tromboflebite, e, a parede da veia além de ter a inflamação, também irá conter coágulos sanguíneos (trombos), o que dificultará a circulação do sangue.

Diversos fatores propiciam o desenvolvimento da flebite, entre eles: pode ser causada por organismos patogênicos como as bactérias, reação a certos medicamentos, traumas físicos, fatores genéticos, por ficar muito tempo imobilizado após uma cirurgia ou uma viagem longa de carro e avião. Alguns fatores como obesidade, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e fumantes podem ter predisposição maior em desenvolver flebite.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes são: vermelhidão, dor localizada, inchaço, sensação de ardor e calor na veia inflamada, e febre. Quando a flebite torna-se tromboflebite o diagnóstico é facilmente feito apalpando a zona dolorida. Já que a veia apresenta endurecimento.

Diagnóstico

O diagnóstico, normalmente, é feito pelo médico por meio de uma avaliação física. Mas, em alguns casos, podem ser necessários exames complementares, como exemplo o ultrassom, que identifica coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo.

Prevenção

Pessoas que possuem histórico familiar de doenças circulatórias ou cardiovasculares devem procurar ter um estilo de vida saudável, evitando o cigarro, que promove a formação de coágulos. Além disto, a prática de atividade física moderada, como a caminhada, é essencial para manter a saúde em dia.