Na primeira avaliação do paciente é realizado o exame Doppler Vascular, ou como também é conhecido Doopler ultrassom. Através das ondas sonoras o aparelho consegue medir e avaliar o fluxo nos vasos. Este exame é muito utilizado na área médica da Angiologia, com o objetivo de avaliar os comprometimentos existentes nas veias ou artérias.

O aparelho faz a medição da pressão venosa e arterial nos membros por meio da avaliação, por exemplo, do som arterial que é facilmente diferenciado do som venoso. O primeiro tem a característica de ser trifásico e pulsátil, acompanhando o ciclo cardíaco. Já o som venoso assemelha-se ao ruído de ventania e acompanha o ciclo respiratório. Com esta investigação é possível chegar ao diagnóstico específico para cada paciente.

Com este aparelho é possível realizar os seguintes diagnósticos: trombose venosa profunda; insuficiência valvular e insuficiência venosa crônica. E, no sistema arterial: como obstrução arterial periférica, estenose ou vasoconstricção arterial. Este exame também é utilizado para o acompanhamento da evolução de cada paciente.