Esta profissão pouco conhecida faz parte de uma ramificação da medicina que cuida exclusivamente das veias e artérias. O angiologista é responsável pelo tratamento clínico e prevenção de doenças vasculares. Sua ação aborda desde intervenções, na alimentação, aos cuidados físicos do paciente, para que este alcance o bem-estar. Uma das doenças que este profissional acompanha com frequência é também uma das doenças vasculares mais comuns: as varizes. O angiologista acompanha o paciente na fase inicial, se o caso se agravar é necessário realizar intervenção cirúrgica, é quando a ocorrência é encaminhada para o cirurgião vascular.

A entidade que representa os médicos que atuam nas áreas de Angiologia e de Cirurgia Vascular é a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Entre suas ações, junto aos associados, está a de defender os interesses profissionais de seus membros e promover o aprimoramento profissional.

A maioria dos pacientes que procuram o angiologista deseja resolver os incômodos causados pelas varizes. As dores nas pernas, causadas pela doença, estão entre as principais queixas ocasionadas por quem fica muito tempo sentado ou muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue, nos membros inferiores, é uma das principais razões para queixas como essa. No entanto, esse especialista desenvolve cuidados em todos os segmentos do corpo, cuidando de veias e artérias e tratando quaisquer distúrbios de circulação.

A angiologia é muito confundida com a cirurgia vascular. A principal diferença entre as profissões é que a primeira pertence à área clínica da especialidade, e a segunda à área cirúrgica. O especialista avalia o quadro médico da paciente para então pedir os exames necessários.

A especialidade existe há pouco mais de 50 anos, e exige intensa dedicação, pelo menos 10 anos de estudos. Existem cerca de três mil angiologistas e cirurgiões vasculares no país. Boa parte deles encontra-se no estado de São Paulo, seguido de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Tire suas dúvidas

O angiologista trata de varizes?
O angiologista é o médico especialista em doenças clínicas vasculares que não necessitam de cirurgia. Uma das doenças vasculares mais comuns são as varizes, que ocorre geralmente com as mulheres, essa doença quando está em sua fase inicial, pode facilmente ser tratada por um médico especializado em angiologia.

Angiologista faz a cirurgia de safena?
O médico angiologista não realiza cirurgias. O responsável pela cirurgia de safena é o cirurgião vascular.

Quais são os tipos de varizes tratadas pelo angiologista?
Entre os diversos tipos de varizes, destacamos dois. O tipo 1, que pode estar presente em todos os seguintes membros: coxa, perna e glúteo. Apesar de ser um problema de saúde, estas pequenas veias não causam riscos imediatos, sendo um problema que atinge mais a auto-estima do paciente. Já o tipo 2, a Insuficiência Venosa Funcional é a presença de veias de médio e grande calibre.

O angiologista faz a cirurgia das varizes a laser?
Sim. O médico utiliza um ultrassom durante a operação. Através dele que o angiologista consegue visualizar o que está acontecendo e ter o controle do efeito do laser.

O angiologista recomenda o uso de remédios contra as varizes?
Depende de cada caso. Após realizar uma análise do caso o médico verifica se é necessário ou não utilizar medicamento no tratamento.

Quando um angiologista se torna especialista em varizes?
Para oferecer o tratamento adequado ao paciente a formação do médico angiologista leva, ao todo, 10 anos. São 6 anos estudando medicina, 2 anos de residência médica em cirurgia geral e 2 anos de residência médica em cirurgia vascular. Após esse período, o médico recebe o Título de Especialista pela Comissão Nacional de Residência Médica e poderá prestar as provas para obtenção do Título de Especialista concedida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

O angiologista faz secagem de vazinhos?
Sim. O procedimento, considerado simples, não necessita de anestesia. É realizado através da aplicação de glicose em veias dilatadas e tortuosas, a fim de secá-las e obstruir o fluxo sanguíneo. Ou, por meio de laser.

Onde o angiologista opera as varizes?
A cirurgia de varizes deve ser realizada em ambiente hospitalar, com apoio de uma equipe e equipamentos. Não há necessidade de internação.

O angiologista atende pelo convênio?
Sim. A maioria dos médicos Angiologistas atende aos pacientes com convênios médicos, como: Bradesco, Porto seguro, Medial. Além disso, é possível receber atendimento particular.